Introdução a negociação
02/17/2008 por vcambrosio
A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito.
A negociação é definida como um diálogo direto entre duas ou mais partes, A mediação ocorre quando terceiros intervêm entre duas ou mais partes em conflito, desempenhando um papel ativo nas negociações.
Tipos de Negociações • o Negociações Bilaterais: só incluem duas partes principais. Num mundo cada vez mais interconectado, as negociações entre dois estados ocorrem num amplo contexto geopolítico que influi nas negociações. A etapa de pré-negociação é muito importante para este tipo de negociações devido a que nela as partes identificam seus pontos fortes, avaliam seus interesses e trabalham para entender o contexto geral da negociação.
o Negociações Multilaterais: envolvem três o mais partes. Estas negociações tendem a ser especialmente complexas. Cada vez que uma nova parte se incorpora à mesa, acrescenta uma nova série de assuntos, interesses, posições e prioridades. Essa dinâmica deve ser gerenciada cuidadosamente em eixos diferentes para assegurar que se chegue a um acordo que satisfaça as necessidades básicas de todas a partes. Os múltiplos assuntos envolvidos devem ser entendidos, todas as partes relevantes devem ser identificadas, deve-se avaliar as alianças potenciais e elaborar cuidadosamente as estratégias de negociação. O gerenciamento do processo é extremamente importante.
[pic]
Preparando-se para as NegociaçõesEsta seção identifica os princípios básicos e esboça os assuntos que devem ser considerados aos se preparar a equipe para as negociações. • Conheça seus interesses Para se atingir resultados satisfatórios nas negociações é