optica da visão
Globo Ocular Os olhos são órgãos fotossensíveis complexos que atingem alto grau quanto sua evolução, possibilitando uma análise minuciosa quanto à forma dos objetos, sua cor e intensidade de luz refletida. Em outras palavras, ele é capaz de perceber a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos.
Os seres que possuem olhos mais simples, não fazem mais do que detectar se a zona onde se encontra está iluminada ou escura. Já os seres que têm olhos mais complexos, possuem o sentido da visão.
Cada olho (globo ocular) encontra-se dentro de uma caixa óssea protetora, denominada órbita, e apresenta basicamente uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais, um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral.
O olho é composto por três túnicas dispostas concentricamente, são elas:
1. A camada externa, formada pela esclera e córnea;
2. A camada média ou túnica vascular, constituída pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris;
3. A camada interna ou a retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Além desses envoltórios, o olho apresenta o cristalino (lente), que é uma estrutura biconvexa transparente, que é mantida em posição graças a um ligamento circular, a zônula ciliar, que se encontra inserida sobre um espessamento da camada média, o corpo ciliar. Em frente ao cristalino existe uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que recobre em parte, a íris.
O olho possui três compartimentos: a câmara anterior, localizada entre a íris e a córnea; a câmara posterior, entre a íris e o cristalino; e o espaço vítreo, localizado atrás do cristalino e circundado pela retina.
A estrutura do globo ocular
Globo ocular
O Olho se assemelha a uma pequena câmara de vídeo medindo apenas 2.5 cm. de diâmetro. Se alguém possui olhos maiores, será míope (só vê de perto); se possuir olhos menores, será