AULA
Início do séc. XVIII - Migração para as cidades:
Mão de obra barata;
Aumento da produção;
Racionalização do trabalho;
Jornadas de trabalho abusivas;
Salários baixos Lesões
Condições precárias e insalubres
Influências : Taylor / Ford
Elevação da produtividade X decréscimo na QV do trabalhador...
Atualmente:
Substituição da ênfase em produtividade pela mecanização, para ênfase na humanização desses ambientes de produção e suas relações.
TRABALHO:
Realização pessoal
Independência $$$
Status
Auto estima
Reconhecimento
x
Sacrifício
Falta de motivação
Estresse físico e mental
Sentir-se incapaz
Falta de reconhecimento
Variáveis que devem assegurar ao trabalhador uma jornada laboral segura, confortável e eficiente:
Horário e Jornada de trabalho: O inicio da atividade laboral de forma lenta e gradual para o ritmo e a intensidade, interfere na atenção, concentração, rendimento e níveis de predisposição a lesões.
Monotonia: Ambientes com pouca variação de estímulos, com ruídos contínuos, em setores isolados, com baixa luminosidade, ou com temperatura de calor extremo trazem também pela monotonia sensações de fadiga, sonolência e déficit de atenção.
Fadiga: É uma resposta ao organismo a execução de uma atividade contínua, primeiros sinais da sobrecarga de trabalho são sensações de cansaço e fadiga.
Motivação: “ Um trabalhador motivado produz mais e melhor, ao mesmo tempo em que apresenta menores risco de lesão, pois sofre menos efeitos da monotonia e da fadiga”. Deliberato (2002)
É necessário delimitar objetivos a curto, médio e longo prazos, busca da humanização do trabalho, incentivo à capacitação, melhora do salário...
Estresse: Esta relacionado a diversas modificações fisiológicas no organismo que podem estar associadas à reação de luta e fuga, entre elas