optica e visão
Disciplina: Física. Professor: Elifas.
ProEJA 271
RESUMO DO CAP. 2
UMA VISÃO DO CURSO A classificação é uma forma que se usa para iniciar o estudo de um assunto, dessa forma fazemos com que os elementos a serem estudados já mostrem algum significado. Entretanto, não há só um modo de classificar e nem o mais correto, isso depende inteiramente do por que queremos classificar. Os instrumentos, situações e processos ópticos foram classificados da seguinte forma:
1. Receptores e registradores de imagens:
O olho é um sistema sensível a luz e por isso enxergamos, pois recebemos e registramos as imagens no cérebro, assim como uma máquina fotográfica ou uma câmera de TV.
2. Fontes e filtros de luz e de cor:
Objetos que filtram a luz, de uma lâmpada, por exemplo, para que possam passar são as fontes e filtros de luz e de cor. Exemplos: projetores de cinema ou de slides projetam em uma tela ou superfície clara, imagens transparentes que estão impressas em um tipo de plástico chamado celuloide.
3. Projetores e ampliadores de imagem:
Há diversos aparelhos formados de espelhos e lentes que no ajudam a ampliar nossa visão em tamanho e abrangência, como o espelho retrovisor de um automóvel, um periscópio de um submarino, lunetas, telescópios, microscópios, óculos, que são ampliadores de visão.
Disciplina: Física. Professor: Elifas.
ProEJA 271
RESUMO DO CAP. 3
RECEPÇÃO E REGISTRO DE IMAGENS O olho humano é um paralelo com a filmadora de vídeo e a máquina fotográfica, pois aquele é semelhante em muitos aspectos a estas. Do mesmo modo como na filmadora e na máquina, o olho do ser humano também possui três componentes essenciais: um orifício que controla a entrada da luz, uma lente para melhor focar a