Optd
Curso – Bacharelado em Administração Pública Atividade de Organização, Processos e Tomada de Decisões.
1.Comente as principais diferenças entre o processo decisório no setor público e privado.
Principais diferenças entre o setor público e o setor privado
Apesar das considerações comuns a qualidade no serviço público é conveniente considerar que o setor público difere do setor privado em alguns pontos essenciais.
As principais diferenças são: O setor privado recebe dos clientes a maior parte dos seus recursos; o setor público é custeado pelos contribuintes. O cliente no setor privado remunera diretamente a organização; no setor público, a cliente paga indiretamente, pela via do imposto, sem qualquer simetria entre a quantidade e a qualidade do serviço recebido e o valor do tributo que recolhe; a preocupação em satisfazer o cliente no setor privado é baseada no interesse, enquanto no setor público essa preocupação tem que ser alicerçada no dever; as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade no sentido da obtenção, manutenção e expansão de mercado; enquanto no setor público a meta é a busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível; as contingências a que estão submetidos os dois setores, como por exemplo, limites de autonomia estabelecidos pela legislação e o perfil da clientela.
Existem outras diferenças significantes, pois o governo é democrático e aberto, por isso são mais lentos comparados aos da iniciativa privada, cujos administradores podem tomar decisões rapidamente. Ficamos cientes que o setor público muitas vezes não pode alcançar o mesmo nível de eficiência do setor privado, pois precisa servir a todos igualmente, independente da capacidade de pagar pelo serviço prestado ou da demanda por esse serviço. Com as diferenças apresentadas concluímos que não se pode pensar em qualidade no serviço público da mesma forma que se