opitica
Amargosa-Ba
2014
Introdução
A óptica é o ramo da física responsável pelos estudos relacionados à luz. Ela explica fenômenos com reflexão, refração e difração.
Contexto histórico:
As questões relacionadas à luz foram colocadas varias vezes ao longo da historia, e suas respostas se perderam no tempo, porém algumas delas chegaram até nós como as dos gregos Leucipo e Empédocles.
Para Leucipo enxergamos por causa de pequenas partículas as quais ele chamou de eidola. Porém essa teoria possuía falha. Pois as partículas de diversos objetos podiam se misturar. Já Empédocles acreditava que a visão não era propriedades de objetos, mas sim de nosso olho. Entretanto essa teoria também apresentava falha. Como os feixes visuais conseguiram alcançar objetos distantes.
Atualmente a teoria aceita pela física é de que existem corpos que são fontes de luz e outros que são iluminados. Antes mesmo de terem outros que são iluminados.
Antes mesmo de terem certeza sobre a natureza sobre a natureza da luz os pensadores se questionavam como ela se propagava. Empédocles foi talvez o primeiro filósofo a sustentar com clareza a ideia de que a luz se propagaria com velocidade finita enquanto vários de seus contemporâneos eram contrários. A primeira tentativa de resolver esse impasse foi feita por Galileu Galilei.
Ele colocou duas pessoas com lampiões no alto de duas colunas distantes 1,5Km. A primeira descobrira também o seu com isso Galileu procurava verificar se havia diferença no tempo se envio de primeiro sinal de resposta.
Porém o primeiro a calcular a velocidade da luz foi Römer. Ele calculou a partir do atraso entre eclipses, que ocorria em um espaço de seis meses. Devia-se ao caminho que a luz percorria a mais, que era igual ao diâmetro da orbita da terra V=D/T.
A velocidade da luz seria igual a distancia dividida pelo tempo.
Reflexão:
È o fenômeno em que um raio de luz incide sobre uma superfície e volta ao meio de origem. Em óptica é muito