Fisica - opitica
Óptica geométrica: que é a parte da óptica que estuda a propagação da luz por meio dos raios de luz. Os fenômenos que essa área abrange são: propagação retilínea da luz, reflexão e refração da luz, espelhos e lentes;
Óptica física: estuda o comportamento ondulatório da luz. Os fenômenos estudados por essa área são: emissão, composição, absorção, polarização, interferência e difração da luz.
Ano Luz é a unidade correspondente à distância que a luz percorre no vácuo durante um ano.
Sendo que a velocidade da luz é igual a 300.000 km/s e que um ano tem 365 dias e 4 horas ou 31.550.400 segundos, temos que a distância percorrida pela luz no vácuo em 1 ano é, aproximadamente, 9.465.120.000.000 km (aproximadamente 10 trilhões de quilômetros).
O ano-luz, portanto, é utilizado para medir distâncias muito grandes.
Fontes de Luz: nos meios de comunicação a iluminação pode fazer-se com fontes de luz natural (luz do dia- sol ) ou luz artificial (lâmpadas e reflectores)
Fonte primaria: são corpos que tem luz própria, chamados corpos luminosos. Vela acesa, sol, lâmpada acesa são exemplos de fontes primarias.
Fontes secundarias: são corpos que não tem luz propia, apenas refletem a luz que incide sobre eles, sendo chamados de corpos luminosos. A lua, arvore.
Raio de luz: São linhas orientadas, que representam e indicam a direção e o sentido de propagação da onda luminosa, com origem ns fonte luminosa. Estas representações simplificam a construção das imagens no estudo de espelhos e lentes.
Meios ópticos:
Os meios transparentes são meios em que a luz o percorre em trajetórias bem definidas. Ou seja, a luz passa por esse meio regularmente. E o único meio que pode ser considerado transparente é o vácuo. Alguns meios sem ser o vácuo podem ser considerados