diferença entre fisica classica e moderna
No final do seulo século XIX as teorias clássicas estavam estabelecidas, mas tinham alguns fenômenos que ela não conseguia explicar , uma característica da física clássica está no fato de que o tempo, a massa e as distâncias são consideradas grandezas absolutas, ou seja , não dependem do referencial adotado com o aparecimento da teoria da relatividade, que eliminou os conceitos de tempo e espaço absolutos e da teoria quântica elas são ,de acordo com a relatividade restrita de Einstein, grandezas relativas ao observador e não absolutas como era a física clássica
Na física clássica esta empregados as parte de onda ,opitica,termologia, eletromagnetismo e mecânica são áreas macroscopias ou seja visivel ao olho humano já a moderna usa a microscopia (átomos, núcleos, moléculas e partículas elementares) para criar a fisica moderna foi observado três seguintes efeitos.
Radiação do corpo negro
Todo o corpo emite e absorve radiação. Quando a temperatura do corpo é maior que a do ambiente onde ele está inserido, a taxa de emissão é maior que a taxa de absorção. Quando a temperatura do corpo é menor que a do ambiente onde ele se encontra, a taxa de emissão é menor que a taxa de absorção. Um corpo só não emite radiação térmica se sua temperatura for o zero absoluto, ou seja: 0 K (zero kelvin).
Quando um corpo se encontra a temperatura ambiente ele é visto pela radiação que ele reflete na faixa de freqüência da luz visível. Se estiver a temperaturas altíssimas, em torno de mil kelvins, ele emite luz visível própria em intensidade suficiente para ser detectada pela visão humana.
É definido como corpo negro todo aquele que emite um espectro de radiação universal que depende apenas de sua temperatura, não de sua composição. Este tipo de corpo absorve toda a radiação que incide sobre eles. Daí a denominação corpo negro.
Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação