fibra Opitica
A luz que faz curva
Será possível a luz fazer curva? Sim! Ao produzir o cabo de fibra óptica o homem conseguiu fazer essa proeza. Este tipo de fibra surgiu no séc. XIX, como um dispositivo denominado FOTOFEN que convertia, utilizando a luz do sol e lentes montadas em transdutor que ao contato com o som vibrava sinais de voz em sinais ópticos.
Narinder Singh Kanpany, físico indiano, foi quem inventou a fibra óptica, que passou a ter aplicações práticas na década de 60 com o advento da criação de fontes de luz de estado sólido, como o raio laser e led.
Mas em que se aplica na atualidade o uso da fibra óptica?
A fibra óptica é muito importante no cotidiano das pessoas, e elas não sabem o quanto!
Ao ver TV, ao navegar na internet, ou seja, em tudo que há transmissão de dados pode-se utilizar esta fibra. Elas são feitas de materiais como vidros e plásticos, e ao contrario da fibra metálica ela é muito mias abundante na natureza e não sofre interferência eletromagnética, pois ela não transmite energia ela transmite somente luz e isso e possível, pois, cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão. Em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final. Reflexão é quando a luz, propagando-se em um determinado meio, atinge uma superfície e retorna para o meio que estava se propagando. Outra curiosidade é a velocidade com a qual os dados são transmitidos, que chega a ser um milhão de vezes maior em comparação ao cabo metálico.
Ao observar-se a fibra óptica ou qualquer outra coisa no universo vê-se