Opinião pública e lixo
FAC - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
CURSO DE JORNALISMO
PROJETO INTEGRADO
GRUPO 5
TURMA NOITE 1 – 2º SEMESTRE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
a.i.1.
BRUNALICE MESQUITA
FELIPE TROVARELI
FERNANDA BOTELHO
GIULIANA GHIRALDELLI
GUILHERME BIAJO
THAÍS DOMINGUES
THALES RODRIGUES
PROJETO INTEGRADO OPINIÃO PÚBLICA
GRUPO 5 – TURMA NOITE 1
Projeto Integrado apresentado à Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, no Curso de Jornalismo, como pré-requisito de avaliação do 2º semestre.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como foco a temática da opinião pública. O assunto é vasto e de vários vieses, por esse motivo buscamos a diversidade para expor de forma imparcial, porém concisa, o tema. O circulo social ser um fator determinante para criação da opinião de um indivíduo é o ponto em comum entre os autores que exploramos.
No livro “O Fator Opinião Pública, Como Se Lida Com Ele”¹ o jornalista Said Farhat, destaca como os indivíduos criam suas opiniões e ideais. Dividido em duas partes, mostra primeiramente a busca da informação para a criação de um conceito, e depois a canalização da opinião em massa. O autor também expõe a mídia como grande criadora de hábitos, padrões e comportamentos.
Os fatos citados resultam em padrões morais, semânticos e modo de ser e agir, sendo essas as influências que se condensam para a existência da opinião pública.
Além disso, Farhart frisa os agentes internos e externos, como elementos indispensáveis para opinião pública. Os agentes internos se caracterizam em sua tradição, conformismo e conservadorismo e os agentes externos os conceitos sociais, pontos obrigatórios aos cidadãos e a troca de experiências.
De acordo com Farhart o valor gregário da opinião pública
“É como esses retratos em mosaico que adornam igrejas européias. Milhares e