operações e reações químicas
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA dISCIPLINA: TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO
PROFESSORA: ALEXANDRA MEDEIROS
Aluno: Danielle Da Silva Vieira
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Operações e Reações Químicas
Guaíba, 23 e 30 de outubro de 2013.
1. Objetivo
Identificar uma sequência de reações químicas num processo químico:
Desenvolver habilidade no manuseio do material de laboratório e de técnicas de desidratação, precipitação e filtração.
Conceitos envolvidos: reações e equações químicas, solução aquosa, desidratação, precipitação, filtração e indicadores de pH.
2. Considerações Teóricas
O íon cobre II hidratado, Cu(H2O)4 2+, é um íon de cor azul clara que ocorre em soluções aquosas de sais de cobre II.
O composto de cobre II mais conhecido, é o sulfato de cobre pentahidratado, CuSO4.5H2O, que se apresenta na forma de cristais azuis. O sal pentahidratado é mais usado como germecida e fungicida porque o íon Cu2+ é tóxico para organismos inferiores. Uma de suas aplicações é no controle de algas no abastecimento de águas.
Nesta experiência ele é usado como regente inicial, quando, após sofrer uma redução granulométrica num almofariz, deve ser desidratado por aquecimento com o bico de Bunsen, num cadinho de porcelana. O sulfato de cobre anidro é branco. As reações subsequentes devem ocorrer em soluções aquosa.
A adição de solução de hidróxido de sódio leva a formação de um precipitado azul gelatinoso de hidróxido cúprico e o aquecimento deste precipitado produz o óxido cúprico.
3. Material Utilizado:
a. Equipamentos: 1 espátula 1 almofariz de porcelana com pestilo 1 copo de béquer de 250 mL 1 cadinho 1 pipeta graduada de 10 mL 1 tenaz 1 tripé + tela de aquecimento 1 bastão de vidro 1 funil de vidro +