1643846201-67

668 palavras 3 páginas
Minhas Memórias
Meus passos...
Lá se vão 46 anos, 10 meses, alguns dias e horas desde que me conheço por cidadã, pessoa, um ser, assim ganhei nome: o qual gosto muito.
Ana Alice: seu significado.
Ana: significa cheia de graça, muito segura, graças a sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas, na profissão e no amor.
Alice: significa verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade.
Vou tentando seguir a risca a deixa do significado.
Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!
Cito Casimiro de Abreu, pois me vejo neste poema.
O passado nos remete lembranças hora felizes, horas tristes.
Eu a quarta filha de seis filhos, fui privilegiada por ter tido como pais Sebastião e Eunice. Casal simples, batalhadores, repletos de amor, estudaram pouco, mas se empenharam para que nós estudássemos.
Morávamos na fazenda Santa Alice, onde meu pai era motorista, e minha mãe do lar, havia ali amor pleno e valores eternos.
Tocador de viola, contador de historia, nos ajudava com muita alegria. Crescíamos neste ambiente, ate começarmos a estudar na escola mista daquela fazenda.
É com tristeza que recordo da sala multisseriada onde fiz o primeiro e segundo ano com a dona Cleide, uma professora que vinha de longe, brava por demais.
Da historia desses primeiros anos, não recordo quase nada, só me lembro do medo que sentia dela. No entanto, nos dois anos seguintes tive a felicidade de encontrar uma professora fada, dona Dalva, que veio para iluminar, encantar e ensinar.
No decorrer dos anos começamos a trabalhar, minhas irmãs na sede da fazenda, eu ia para a roça com meus irmãos, primos e nosso amado avô Manoel Etelvino, que era meeiro de café.
Ia ajuda-lo, pois admirava sua coragem e força de vontade, fomos também para o algodão, amendoim, tomate, isso muito me orgulha, pois o aprendizado, a camaradagem e o cheirinho de relva molhada,

Relacionados