Biomas
SÃO PAULO
2013
GASTRONOMIA
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _____________________________________________4
BIOMA MATA ATLÂNTICA ___________________________________5
BIOMAS BRASILEIROS _____________________________________14
ALIMENTOS DO BIOMA MATA ATLÂNTICA _____________________17
BEBIDAS DO BIOMA MATA ATLÂNTICA________________________18
CONCLUSÃO______________________________________________19
ANEXOS__________________________________________________20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS_____________________________21
INTRODUÇÃO
Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
Neste trabalho, temos como ponto de abordagem principal a Mata Atlântica, que é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo e apresenta um grande número de espécies que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Apesar de ter uma fração do tamanho da grandiosa Floresta Amazônica, abriga uma gama de diversidade biológica similar. Estende-se em faixas que vão desde o nordeste até o sul do Brasil, além do norte da Argentina e sudoeste do Paraguai. Abriga aproximadamente 2.200 espécies de pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios e em torno de 20.000 espécies de plantas.
BIOMA MATA ATLÂNTICA
Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A