Operações Financeiras
CONCEITO
As operações são divididas em dois grandes grupos as aplicações e os empréstimos, as aplicações financeiras visam rentabilizar o dinheiro disponível na empresa e os empréstimos que uma empresa contrata e tem o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou permitir investimentos.
As aplicações e os empréstimos podem ser feitos usando diversos tipos de instrumentos financeiros. As novas normas contábeis brasileiras editadas pelo Comitê de Pronunciamentos
Contábeis (CPC) em harmonia com as normas internacionais da contabilidade (IAS/IFRS) procuram contemplar e normalizar um grande número de instrumentos financeiros que o mercado coloca a disposição das empresas.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que de origem a um ativo financeiro para a entidade e um passivo financeiro para a outra entidade.
No que dizem respeito ao rendimento dos instrumentos financeiros eles podem ser pré- fixados e pós-fixados. Nos contratos pré-fixados, o contratante de aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar com a aplicação ou pagar com o empréstimo. Nos contratos pós-fixados, os juros ganhos com a aplicação ou pagos com o empréstimo só serão conhecidos ao final do período.
Modalidades das Operações Financeiras
• Aplicações Financeiras
• Empréstimos Bancários
• Operações com Duplicatas
• Factoring
APLICAÇÕES FINANCEIRAS
Aplicações financeiras são muito comuns para tornar rentáveis ativos financeiros parados em instituições bancárias, estas mesmas instituições oferecem as empresas diversas opções para aplicar estes recursos e gerar rendimentos a empresa cedente.
Aplicações de Liquidez Imediata
Esse tipo de aplicação refere-se a aplicações realizadas com os disponíveis bancários em operações que seja possível o resgate a qualquer tempo, em dinheiro, com algum ganho