Operações em Laboratório
Disciplina – Química Geral e Experimental
Prof. Ms. Vinícius Marques Gomes
TÍTULO
Medidas de volumes aproximadas e precisas.
OBJETIVO
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratório.
INTRODUÇÃO
Para a realização de experimentos no laboratório, normalmente são utilizados inúmeros instrumentos. Estes instrumentos têm diversas utilidades, tais como as balanças, que são utilizadas para se obter o peso em massa de substâncias, objetos, etc. Além de provetas, buretas, pipetas, entre outros instrumentos, que são utilizados para medir volumes.
Todavia, esses instrumentos contêm uma margem, mesmo que muito pequena, de erro, que deve ser levada em consideração na escolha deles para a realização de uma determinada experiência. Portanto, na realização dos experimentos detalhados posteriormente, tínhamos como objetivo perceber os níveis de exatidão e precisão destes instrumentos, considerados tão eficazes. Para tal conclusão, foi necessário analisar as diferentes margens de erro, destes instrumentos utilizados no trabalho laboratorial, e assim diminuir os erros em experimento.
PARTE EXPERIMENTAL
Procedimento
Parte I: Medidas de volumes
1. Foi introduzida no Becker a substancia para medir a quantidade, esta ficou abaixo da marca proposta para o experimento, foi ajustada para a marca de 50ml. Transferiu-se para o erlenmeyer a quantia, então o resultado foi adquirido satisfatoriamente nesta vidraria, pois quando se transferiu para proveta, atingiu a marca de 48ml.
2. Na proveta, foi colocada mais água, atingiu a marcação de 50ml, transferiu-se para o erlenmeyer. No erlenmeyer passou da medida de 50ml. De acordo com a analise de medida, a proveta foi a menos precisa, o erlenmeyer ficou como intermediário e por fim, o Becker foi o mais preciso, para este tipo de experimento.
3. Pipetou 25ml de agua na pipeta volumétrica, atingiu a marcação formando o menisco, transferiu-se a agua para