Operações de frente e bastidores
Operações de bastidores: Na banda onde atuo, é possível citar como operações de bastidores, os ensaios e a parte de pré-produção dos eventos. Nós ensaiamos, preparamos tudo, corrigimos o que está errado para que possamos passar ao público algo completo e bem preparado. Nos bastidores o público não vê o que está acontecendo, pois é a parte de preparação da apresentação.
Operações de frente: Tomando o mesmo exemplo acima, nas operações de frente, é onde iremos apresentar tudo àquilo que foi preparado e organizado nos bastidores. É a execução das ideias e consolidação do serviço, no caso, a apresentação musical da banda.
Fluxograma: Na empresa onde trabalhamos (comércio varejista), o fluxograma pode ser representado da seguinte forma:
O cliente chega à loja e é atendido pelo vendedor >> após, visualiza e experimenta nossos produtos (ou aquele que lhe interessa) >> Escolhe o modelo >> o vendedor faz o pedido >> no caixa, o cliente efetua o pagamento e recebe a Nota Fiscal >> no pacote, retira o produto.
Processo de compra: Tomando como exemplo a produção de um evento musical, mais especificamente a parte de som e iluminação, na etapa de pré-compra, o organizador do evento escolhe uma empresa para prestar o serviço. Ele irá avaliar se a mesma pode atender suas necessidades e se isso se confirmar, fecha o negócio. Na etapa de compra ou encontro de serviço, a empresa contratada irá fazer a sonorização e iluminação do evento (já em andamento). Na última etapa, pós-compra, o organizador do evento irá avaliar a qualidade do serviço, e com isso, mostrar sua satisfação ou insatisfação com o resultado do serviço prestado pela empresa