Operação Restore Hope
A SANGRENTA BATALHA DE MOGADÍSCIO E A MISSÃO DE PAZ NORTE AMERICANA
BARRETOS
2013
INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta a análise de uma missão de paz, liderada pelo exército norte-americano e como resultou numa batalha sangrenta na capital da Somália, Mogadíscio.
Essa discussão foi motivada pela observação do fracasso da missão de paz e procura compreender as falhas desta operação e como poderia ter sido evitado a morte de 18 soldados norte-americanos e centenas de somalis.
Analisa-se também, o período de transição de governos onde os presidentes George W. Bush e Bill Clinton se colocam perante a situação de país membro da Organização das Nações Unidas e ao pedido de ajuda da mesma em interfirir militarmente para solucionar o problema da fome que vinha se alastrando pelo país naquele período.
Observa-se como complemento de estudo, a biografia de um dos personagens deste ocorrido, o líder somali General Mohammed Farah Aidid.
Com este tema, procura-se compreender se além da rápida manobra defensiva, se havia alguma possibilidade de evitar este confronto do exército norte-americano com os nativos e também o enfraquecimento do apoio político para com os militares que estavam em missão de paz nesse continente africano.
Pressupondo-se que esta missão teve como falha, a insatisfação do governo somali, este artigo procura responder as seguintes questões: Havia outras maneiras de garantir a entrega desses alimentos? A transição de governos foi prejudicial para a falha desta missão? Houve ignorância quanto ao poderio militar somali?
Para elaborar esta análise, os dados foram obtidos de diversos sítios eletrônicos, utilizando-se da revisão de literatura em uma análise qualitativa dos textos que foram estudados para elaboração deste artigo.