Operaçoes bancarias
As operações bancárias são muito comuns na nossa vida, e não poderiam ser diferentes na vida de uma empresa. Dificilmente alguma empresa dispensa o uso de operações com bancos comerciais ou financeiros, em virtude do uso difundido dos cheques e cartões de crédito, sem falar na necessidade de financiamentos para cobrir eventuais faltas de recursos financeiros.
Veremos algumas operações bancárias que normalmente fazem parte da vida das empresas, envolvendo serviços bancários, captação de recursos financeiros e aplicação de recursos financeiros.
2. OPERAÇÕES COM DUPLICATAS
As empresas comerciais, freqüentemente, vendem mercadorias a prazo. Quando as vendas são efetuadas mediante a emissão e aceite de Duplicatas, estas poderão ser negociadas pelas empresas.
Com esses títulos, as empresas efetuam transações junto aos bancos, seno as mais comuns: Cobrança Simples de Duplicatas, Descontos de Duplicatas e Empréstimos mediante Caução de Duplicatas.
2.1. COBRANÇA SIMPLES
É uma operação na qual a empresa envia suas duplicatas ao estabelecimento bancário para que este efetue a cobrança, prestando-lhe assim, um serviço. A empresa relaciona as duplicatas, e paga uma taxa ao banco por duplicata a ser cobrada, o banco se encarrega simplesmente de receber o dinheiro e depositar na conta da empresa, acrescido dos juros de mora ou dos descontos financeiros concedidos, se ocorrerem. Essa operação não gera lançamento permutativo ou modificativo por não constituir um fato contábil, mas simplesmente um ato administrativo. O lançamento então é de compensação.
D. Duplicatas c/ Cobrança
C. Endosso p/ Cobrança
N/remessa dupls p/cobrança conf. borderô.......................1.500,00
2.2. DUPLICATAS DESCONTADAS
Desconto é um recebimento realizado antecipadamente, mediante a transferência da propriedade de um título de crédito contra terceiros para uma instituição financeira; nessa hipótese, o direito de recebimento do título não mais pertence à