Operador nacional do sistema
Energia Solar
Larissa Köche Rita
A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa e energia térmica proveniente do sol. Mais abundante fonte de energia na Terra. Calcula-se que o seu valor seja cinco mil vezes superior ao somatório de todos os outros tipos de energia ( nuclear, geotérmica, hidroelétrica, etc.). Para ter uma ordem de grandeza, estima-se o consumo anual de energia na Terra em 1014 kwh, ou seja 1/10000 da energia que o sol envia à Terra. Isto significa que a energia que o sol faz chegar à Terra em menos de uma hora é suficiente para o consumo durante um ano.
Método de captura da energia solar
Direto significa que há apenas uma transformação
para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.
Indireto significa que precisará haver mais de uma
transformação para que surja energia utilizável.
Fotovoltaicas
Um sistema de energia fotovoltaico é composto
basicamente dos seguintes elementos: Módulo Solar: São placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contínua (DC), similar às das baterias automotivas. Regulador de Carga: Aparelho eletrônico que protege as baterias de sobrecargas e descargas excessivas, prolongando sua vida útil. Inversor: Aparelho eletrônico que converte a energia elétrica DC (corrente contínua) em AC (corrente alternada) 110 ou 220 Volts, possibilitando a utilização direta dos eletrodomésticos encontrados no mercado. Bateria: Utilizadas para armazenar a energia gerada pelos módulos solares, para fornecer energia à noite ou em dias nublados.
Funcionamento
Os raios do sol, ao atingirem o módulo solar,
geram , através de um fenômeno denominado efeito fotoelétrico, energia elétrica, que conduzida através de cabos é armazenada em baterias