Questões de ética i
1. De acordo com o texto de Barroco (2009:164) “o liberalismo defende a liberdade econômica”. Explique a afirmativa.
Ao afirmar que o liberalismo defende a liberdade econômica, está afirmando-se que o liberalismo prega a não interferência do Estado na economia. Sendo assim o Estado fica responsável por assegurar o respeito à propriedade privada, por meio de leis e seu aparato de segurança. Significa afirmar também que a liberdade de mercado e liberdade para a sociedade civil tratada como uma esfera separada do Estado. O liberalismo defende a liberdade de cada um para escolher seu caminho desde que não coloque em risco a propriedade alheia. O estado só faz regulamentar o que já foi decidido pelo mercado em condições de liberdade e igualdade.
2. Vimos que a ideologia é entendida como uma função social, explique como você entende a expressão utilizada por Barroco (2008) na página 162.
Barroco afirma que ideologia é entendida como uma função social, pois configura-se como instrumento de luta de classes, ao passo que ideologia é um conjunto de idéias e de valores que desempenhar funções na luta de classes. Dessa forma, como instrumento de legitimação das classes dominantes, a ideologia contribui para a reprodução de uma cultura fortalecedora das relações sociais capitalistas.
3. Em relação ao modo capitalista posto temos que o modo de ser é coisificado, explique o por quê (Barroco, 2008:157)?
O modo de ser é coisificado, pois encontra-se em uma lógica mercantil, produtora de comportamentos cosificados, expressos na valorização da posse material e espiritual, na competitividade e no individualismo, é um môo de ser destinado a atender às necessidades desencadeadas pelo mercado. As coisas materiais se expressam como qualidades humanas que, ao ser consumidas, passam a dar sentido à existência.
4. O que você entende por utilitarismo moral (Barroco, 2008:158)?
O utilitarismo moral corresponde à valorização das relações