OPERA ES COM CONJUNTOS
Um conjunto pode ser considerado um grupo ou coleção de objetos com as mesmas características, os elementos ou membros do conjunto que são aquilo que podemos imaginar que seja único, individual, independente e distinto das demais coisas ao seu redor. Normalmente os conjuntos são nomeados com letras maiúsculas e os elementos com letras minúsculas.
Tipos de Conjuntos:
Conjunto finito
Este tipo de conjunto é formado por elementos que se pode contar. Por exemplo: um conjunto de cores do arco-íris é finito pelo motivo de que se podem contar ou listar as cores: violeta, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e anil.
Conjunto infinito
É o conjunto formado por elementos impossíveis de contar ou enumerar visto que nunca terminam ou não têm fim, por exemplo: o conjunto das estrelas no universo ou dos números. Para representar estes conjuntos só podemos fazê-lo mediante a compreensão.
Conjunto unitário
É um conjunto formado por um único elemento.
Conjunto universo (U)
Os elementos de todos conjuntos pertencem ao conjunto maior que compreende todos chamado de conjunto universo.
Conjunto vazio ()
Este tipo de conjunto é formado por elementos que pertencem a um mesmo gênero. Por exemplo: um conjunto de moedas de cinquenta centavos.
Conjuntos homogêneos
Este tipo de conjunto é formado por elementos que pertencem a um mesmo gênero. Por exemplo: um conjunto de moedas de cinquenta centavos.
Conjuntos heterogêneos
A diferença dos conjuntos homogêneos é que estes se caracterizam por seus elementos serem de gêneros diferentes, por exemplo: o conjunto de brinquedos do Samuel.
Conjuntos equivalentes
Entende-se que um conjunto é equivalente ao outro quando ambos têm o mesmo número ou quantidade de elementos, não importa de que tipo seja e sim o número de elementos.
Conjuntos iguais
Quando ambos conjuntos estão compostos pelos mesmo elementos dizemos que estes são iguais. Por exemplo duas caixas de chocolate estão compostas pelos mesmos elementos.