Escorpi O
Passam o dia sobpedras, paus podres, folhas mortas, em pequenas covas, nos cupinzeiros, Pilhas de madeira, troncos de árvores, Tijolos e construção. Se adaptam bem ao ambiente doméstico.
Alimentos principais:
São animais carnívoros e de hábitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas, podendo também ocorrer o canibalismo, principalmente em cativeiro.
Observações em cativeiro registram um jejum de até 23 meses.
Comportamento - ataque e defesa
Para os pequenos animais de que se alimenta, utiliza as tenazes. Quando é atacado por animais de seu porte ou maiores, geralmente usa o ferrão venenoso.
Como reconhecer a Picada
A reação à picada depende do tipo de escorpião. Imediatamente após a picada, a pessoa pode começar a sentir:
- dores fortes
- náusea- vômito
- aumento da pressão arterial
- suor intenso
- baixa rápida da temperatura do corpo
Como agir:
Mantenha a vítima calma, Não esprema nem sugue o local da picada,Procure o serviço de emergência Se há condições de segurança, leve o escorpião (vivo ou morto) ao serviço de atendimento de emergência (assim será mais fácil descobrir o soro adequado para tratar a vítima)
Primeiros Socorros
Ciclo de vida
Reprodução: Antes do acasalamento, o macho e a fêmea se agarram pelas pinças, fazendo estranha dança. Quando tudo termina a fêmea frequentemente come o macho.
Período de gestação:
Os escorpiões são animais vivíparos. O período de gestação é variado mas, em geral, dura três meses para o gênero Tityus. Durante o parto, a fêmea eleva o corpo e faz um “cesto” com as pernas dianteiras, apoiando-se nas posteriores. Os filhotes recém-nascidos sobem no dorso da mãe através do “cesto” e ali permanecem por alguns dias quando, então, realizam a primeira troca de pele. Passados mais alguns dias, abandonam o dorso da mãe e passam a ter vida independente. O período entre o nascimento e a dispersão dos filhotes varia bastante.
Para Tityus serrulatus é de aproximadamente 14 dias. Os escorpiões trocam