Escorpi O Amarelo Tityus Serrulatus Trabalho Quimica
368 palavras
2 páginas
ES C O R P IÃ O A M A R ELO (TITY U SS ER R U LATU S )
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um artrópode invertebrado, que pertence à classe dos aracnídeos. O escorpião amarelo é uma das 1600 espécies (e subespécies) catalogadas em todo o mundo.
- Fonte do veneno
Normalmente o veneno fica
localizado em bolsas próximas ao ferrão que ao ser pressionado o libera em suas vítimas
- Vítim as
Pode ser letal, dependendo da
quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima, normalmente sendo baratas, aranhas e podendo ocorrer até mesmo canibalismo. E quando sente-se ameaçado pode atacar seres humanos, podendo matá-los dependendo da idade e/ou porte físico da
-Aspectos geográficos
Antes comum apenas no estado de
MG, conseguiu adaptar-se ao ambiente urbano(e rural) de várias cidades e procriar a Tityus Serrulatus em toda região Sudeste, CentroOeste e Distrito Federal, PR e grande parte do Nordeste vitimados pelo escorpião. - Fórm ula estrutural
A quitosana(assim chamada para
descrever uma série de cadeias poliméricas com diferentes viscosidades) é representada pela fórmula geral [C6H11O4]n, onde “n” o seu grau de polimerização.
- Propriedades físicas
Além de usado como antídoto caso
seja atacado por um escorpião, o veneno pode ser usado como vasodilatador para diminuir os problemas causados pela hipertensão, por exemplo.
- Aspectos bioquím icos
O seu veneno age diretamente no sistema
nervoso. Provoca dor intensa no local afetado e se dispersa por todo o corpo. A ação neurotrópica da peçonha age sobre o bulbo cerebral, região importantíssima do encéfalo que controla os movimentos respiratórios e cardíacos, além dos movimentos peristálticos, mas sua ação é específica sobre a região do bulbo controladora da respiração, o que faz com que a vítima morra por parada respiratória.
-Curiosidades
Já que não existem escorpiões-amarelos
machos, a reprodução ocorre por partenogênese. Ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem