oparin haldane
Essa atmosfera recém-formada é conhecida como um ambiente redutor, ou não oxidante, pois o oxigênio era inexistente em sua composição ou apresentava-se em quantidade insignificante. Na mesma época, a Terra passou por um período de constantes oscilações térmicas e entrou em um processo de resfriamento, o que permitiu o acúmulo de água em suas depressões formando o que conhecemos como mares primitivos.
A atmosfera era naquela época desprovida da camada de Ozônio (O3), portanto era constantemente atingida pelas descargas elétricas e radiações, em especial a ultravioleta. Essa quantidade de energia permitiu que algumas de suas moléculas se unissem dando origem a um tipo de molécula mais complexa. Estas seriam as primeiras moléculas orgânicas.
Com a chuva constante estas moléculas acabavam sendo arrastadas para os mares primitivos que eram rasos e quentes transformando-o numa enorme “sopa nutritiva”, enriquecido com compostos orgânicos. Lá essas moléculas novamente se agregariam formando coacervados. Coacervados é oriundo do latim coacervare que significa “formar grupos”, mas neste caso chamamos de coacervados o grupo de moléculas orgânica envolto por moléculas de água. Estes coacervados eram uma espécie de sistema isolados do meio, mas que trocavam com ele substâncias e possuíam reações químicas em seu interior.
Segundo Oparin e Haldane se foi possível a existência de coacervados, outros grupos mais complexos surgiram, provavelmente envoltos numa membrana de lipídios e proteínas, posteriormente com ácido nucleico. Seria como um processo de evolução, o que originaria mais