Biorafia De Aleksandr Oparin E J
1156 palavras
5 páginas
Alexandr Ivánovich OparinNasceu em 1894, na cidade russa Uglitch e se formou na Universidade de Moscou em 1917.
É considerado uma das maiores autoridades sobre a teoria da Origem da Vida. Foi professor de fitofisiologia e bioquímica em Moscou em 1924.
Oparin possuía conhecimentos em astronomia, geologia, biologia e bioquímica e os empregou para a solução deste problema. Postulou que a Terra primitiva também possuía uma atmosfera fortemente redutora, contendo metano, amônia, hidrogênio e água. Para explicar como poderia haver água no ambiente ardente da Terra primitiva, ele usou seus conhecimentos de geologia, sendo que para ele, esses foram os elementos essenciais para a evolução da vida.
Já em 1924 publicou a mais moderna e aceita teoria para explicar o surgimento da vida na Terra, a partir da evolução química gradual de moléculas baseadas em carbono em uma "sopa primordial", rica em matéria orgânica. Isso culminou com seu livro A Origem da Vida.
Oparin algumas vezes chamado de "Darwin do século XX" não pôde demonstrar a sua teoria, mas aquele trabalho foi concluído por outros cientistas em 1953, demonstrando que antes da vida houve uma pré-vida. Segundo esta hipótese, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.
Oparin imaginou que à alta temperatura do planeta, a atuação dos raios ultra-violeta e a ocorrência de descargas elétricas na atmosfera (relâmpagos) pudessem ter provocado reações químicas entre os elementos anteriormente citados, essas reações daria origem a aminoácidos. Aleksandr concluiu que, aminoácidos que eram depositados pelas chuvas não retornavam à atmosfera com o vapor de água e, assim, permaneciam sobre as rochas quentes. Presumiu também que as moléculas de aminoácidos, sob o estímulo do calor, pudessem combinar-se por ligações peptídicas. Logo surgiriam moléculas maiores de substâncias albuminóides. Seriam então as primeiras