A ORIGEM DA VIDA NA TERRA
Os primeiros passos da vida na Terra
A questão da origem da vida é uma questão que toca os heartstrings, entranhas do Homem; ele fala diretamente para suas emoções e subjetividade. Tente entender a estrutura atômica de um mineral ou definir os parâmetros da fusão parcial do manto não está dentro preocupações metafísicas do homem. Mas enfrentar um problema como a origem da vida, muitas vezes é tentar conciliar ciência, religião, mitos e crenças de todos os tipos, um exercício para o menos perigoso.
Desde a antiguidade até meados do século 19, os cientistas tiveram enorme dificuldade em abordar este assunto objetivamente. Durante séculos, a única teoria que se manteve geralmente admitido, apesar refutações experimentais convincentes, é a teoria da geração espontânea, uma teoria que é bastante bem religiões accomodaient.
A geração espontânea.
China encontramos vestígios de tal crença nos escritos mais antigos da Índia ou do antigo Egito: bambu dar à luz a pulgões, desde que as suas mudas são plantadas em clima quente e úmido ; moscas e pragas surgem espontaneamente do lixo e suores; lodo deixado pelas inundações do Nilo gerar espontaneamente rãs, sapos, cobras, ratos e até mesmo crocodilos.
Foi Aristóteles que conseguiu a síntese de idéias acumulado até seu tempo, e que formulou a teoria da geração espontânea "plantas, insetos, os animais podem surgir a partir de sistemas de viver como eles, mas também materiais decadente activado pelo calor do sol. "
Até a Renascença, os escritos estão cheios de geração espontânea de histórias de observação, misturadas com várias lendas. Mesmo durante o Renascimento foi um período de grande mudança na concepção do universo, grandes pensadores como Descartes, Newton e Bacon apoiar a idéia de geração espontânea. Ele ainda vai para a experimentação para reforçar a teoria. Ele oferece receitas para fazer ratos a partir de trigo e uma camisa suja encharcado de suor!
Em meados do século 18, o grande