Oooo
O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem duvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teorias. Todavia, a não aplicação de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional.
A informação e os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações. Por isso, hoje, muito mais do que em épocas passadas, torna- se necessário entender a complexidade que envolve a informação e os processos comunicais na gestão estratificadas organizações. Afinal, vivemos numa era de ritmo acelerado de transformações e contextos cada vez mais complexos, onde as organizações precisam novas lógicas de gestão para enfrentar a competitividade.
Para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa a provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática, como disseminadora dos objetivos e dos valores culturais da empresa para públicos internos e externos.
O conceito de comunicação empresarial tornou-se tão esvaziado que o melhor caminho é destruir seu repertório e pensar na comunicação e na informação como instrumentos de gestão que criam e desenvolvem uma cultura organizacional, na qual todos se sintam envolvidos e, de alguma forma, participantes.
Comunicação organizacional
As imprecisões conceituais sobre comunicação organizacional têm gerado a necessidade de discussões [cada vez] mais exaustivas em busca de algumas certezas que possibilitem compreendê-la em toda sua complexidade.
Comunicação organizacional esta