oooo
Na época militar a saúde se resumia às atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças (a vacinação, por exemplo), que era realizada em caráter universal, e à assistência médico-hospitalar para poucas doenças, ou seja, a quem não tinha acesso ao atendimento pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que hoje se denomina Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O instituto tinha a finalidade de prestar atendimento médico/dentário aos que contribuíram com a previdência social, ou seja, somente aos contribuintes de toda forma e seus dependentes.
Até mesmo depois de sua criação, o SUS ainda é um sistema falido, pois o atendimento embora seja igualitário para todos, tem uma realidade diferente e a saúde pública esta cada vez pior. Mesmo que a saúde seja um direito de todos e dever do Estado, tudo é resumido em caos nos hospitais públicos, a exemplo disso encontra-se em São Paulo, o estado mais rico do país, o Hospital das Clínicas, uma verdadeira decadência por não possuir materiais suficientes para atender as comunidades.
O exemplo mais abrangente são os pacientes que esperam dias, meses e até anos para consultas e operações, tornando-se um verdadeiro caos. O problema do sistema de saúde está na verba pública má distribuída. O SUS tem o dever de igualdade e cuidado com a população, mas tudo vai de mal à pior. Pois as pessoas morrem em falta de qualidade no serviço: falta de atendimento e materiais insuficientes. Políticos e a população sempre à procura de um culpado por essa situação caótica.
O SUS é um sistema com normas e leis que na teoria o Brasil seria um país de desenvolvimento no quesito