Onu e nato
Além disso, o principal órgão decisório dessa organização, o seu Conselho de Segurança (no qual são decididos os problemas de guerras, a intervenção ou não num país agressor, a ajuda ou não às vítimas de um conflito, etc.), possui cinco membros permanentes e com direito de veto*: Estados Unidos, ex-União Soviética (e atual Rússia), China, França e Inglaterra. Esses cinco países adquiriram esse privilégio por ocasião da criação da ONU, no final da guerra, quando foram considerados como os "cinco grandes" entre os vencedores do conflito.
Na realidade, somente dois eram de fato "grandes" ou poderosos naquele momento, as duas superpotências, sendo que a França, a Inglaterra e a China foram incluídas por sugestão dos Estados Unidos e da ex-União Soviética, que queriam aliados nesse Conselho. A presença das duas superpotências no Conselho de Segurança, com poder de veto, sempre paralisou a ONU. Nenhuma resolução ou medida mais importante podia ser aprovada, nas últimas décadas, pois em geral cada superpotência defendia um dos lados da disputa. Mas com o final da guerra fria esse problema já não existe mais.
Podemos notar a presença mais ativa da ONU nos problemas mundiais em vários momentos recentes: a aprovação do envio das "tropas aliadas" na Guerra do Golfo, de 1991 (algo nunca visto anteriormente), a formação das "tropas de paz" da ONU, com soldados de vários países, para tentar manter a paz na África (Somália,