Integração de Portugal Em Organizações Internacionais
Nas Principais
Organizações Internacionais
Organização das Nações Unidas (ONU)
A ONU é uma organização internacional, fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de evitar guerras e fornecer uma plataforma para um diálogo pacífico entre países.
Atualmente os seu objetivos são:
Manter a paz e a segurança internacionais;
Desenvolver relações amistosas entre as nações;
Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de carácter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a realização desses objetivos comuns.
Portugal foi admitido em 1955, depois de varias tentativas sendo sempre recusado pela URSS, que vetava qualquer país que tivesse pertencido ao bloco dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial. Portugal tem desempenhado um papel importante na ONU, valorizando os laços privilegiados que mantém com diversas regiões do mundo, procuramos estabelecer pontes com os vários membros.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)
A sigla NATO corresponde a North Atlantic Treaty Organization (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista.
Os estados que integram a NATO são a Alemanha (antes da reunificação alemã, a República Federal da Alemanha), a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, a Espanha, os EUA, a França, a Grécia, a Holanda, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, o Reino Unido, a Turquia e Portugal.
A participação de Portugal na NATO tem sido feita através de forças militares na NATO Response Force (NRF) e nos Battle Group (BG), isto tem-nos vindo a conferir grande relevância e reconhecimento internacional.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
A OCDE foi criada a 30 de Setembro de 1961. A