trabalho de fisica
Introdução
O presente trabalho é sobre resistência elétrica e choques. Sendo a resistência elétrica a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo e dado pela Primeira Lei de Ohm, e segundo o Sistema Internacional de Unidades, é medida em ohms. O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como condutor. Esta passagem pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo morte.
Desenvolvimento
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Os elétrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica.
A resistividade é influenciada por alguns fatores:
Ela é maior quanto maior for o comprimento do condutor.
Ela é maior quanto mais fino for o condutor.
Depende do material do qual o condutor é feito.
Depende da temperatura na qual o condutor se encontra.
Leis de Ohm
George Simon Ohm desenvolveu duas leis que contribuíram bastante para o desenvolvimento da eletrodinâmica. Essas leis trabalham com a resistência elétrica, e são elas:
Primeira lei de Ohm: quando variamos a tensão elétrica de um condutor, a razão dessa tensão pela corrente elétrica é uma constante, é a resistência elétrica desse condutor.
U = R . i => Lei de Ohm
Segunda lei de Ohm: a resistência elétrica é diretamente proporcional à reatividade do material que compõe o condutor ao comprimento do condutor, e é inversamente proporcional à área de seção.
R = p l/A
Choques elétricos
O choque elétrico é a reação do