ONU Gênese e Trajetória
DISCIPLINA: Ciência Política
CURSO: Relações Internacionais
ALUNA: Yasmine Wicks
ONU: Gênese e Trajetória
A Organização das Nações Unidas foi fundada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, substituindo a Liga das Nações.
A Liga das Nações foi uma organização internacional, idealizada em 1919, na qual as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para estabelecer um acordo de paz. Foi assinado o Tratado de Versalhes, cuja Carta foi assinada por 44 Estados. Porém, após Adolf Hitler, ditador nazista alemão, ter desencadeado a Segunda Guerra Mundial em 1939, a Liga das Nações fracassou em manter a paz mundial e foi dissolvida. No entanto, em junho de 1945, durante a Conferência de São Francisco, foi assinada a Carta das Nações Unidas, e ratificada por 51 países em outubro do mesmo ano.
Criou-se, assim, a Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo manter a paz mundial, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento socioeconômico dos países, atuando na política, economia e projetos sociais.
A organização se constitui por instâncias administrativas, sendo elas a Assembleia Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Direitos Humanos, o Tribunal Internacional de Justiça, o qual é o principal órgão judicial, e o Conselho de Segurança, sendo o principal órgão para decidir determinadas resoluções de paz e segurança. Além disso, há órgãos complementares, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Quatro dos cinco órgãos principais localizam-se na sede principal das Nações Unidas em território internacional em Nova York, nos EUA. O Tribunal Internacional de Justiça está localizado em Haia, nos Países Baixos, enquanto outras grandes agências estão nos escritórios da ONU em Genebra, Viena e Nairobi. As instituições complementares estão localizadas ao redor do