ONTOGENESE E RETROGENESE
A ontogênese é compreendida pelo período de desenvolvimento de um organismo, desde a fertilização do zigoto até que ele se complete como individuo adulto. Ela é encarada como um processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento ocorre em todos os seres vivos.
A retrogênese, por sua vez, refere-se à involução humana. Durante o processo de envelhecimento ocorrem várias alterações nos indivíduos, estando entre elas as neurológicas, cognitivas e comportamentais Com o passar do tempo, a cada dia ocorrem mudanças em nossas células, nosso corpo e em todo o nosso organismo, fazendo‑o envelhecer. São mudanças significativas em relação à anatomia e à fisiologia.
De modo geral, as alterações que ocorrem com o envelhecer farão hábitos e costumes mudarem. Ao envelhecermos ocorrem mudanças na visão, no equilíbrio, na força, entre outras, fazem o idoso começar a ter dificuldades para a realização de tarefas que, às vezes, são simples para nós, como tomar banho. Para a pessoa idosa, atividades como essa, muitas vezes, envolvem risco e, sem orientação ou cuidado, envolvem o perigo da queda.
ETAPAS PSICOMOTORAS NORMAIS DA CRIANÇA DE 0 A 12 ANOS.
· 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
· 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
· 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
· 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
1º período – 0 a 2 anos.
Segundo Piaget é chamado de periodo sensório-motor. Período antes da linguagem, conhecido como o periodo dos reflexos, a criança vai se aperfeiçoando cada dia mais e explorando o ambiente. O recém-nascido imóvel primeiramente torna-se “gatinhante” movimentando-se em redor do mundo nos quatro membros e mais tarde passa para duas pernas, deixando as mãos livres para manipular e explorar os objetos. Aquisição da Marcha Esta aquisição vai permitir um aumento da autonomia da criança, abrindo deste modo o leque