Ongs e terceiro setor
Questionário
1) Qual a diferença entre o trabalho das ONGs e o trabalho dos movimentos sociais?
O trabalho das ONGs se diferencia, em parte, do trabalho realizado pelos movimentos sociais, pois estes atuam, prioritariamente, na linha da militância e da politização da sociedade civil.
2) Qual a diferença entre ONGs e terceiro setor?
A ONG é definida como uma entidade sem fins lucrativos e que não está vinculada a nenhum órgão do governo. Já o terceiro setor é o conjunto de iniciativas particulares sem fins lucrativos com um sentido público, composto por formas tradicionais de ajuda mútua (atividades assistenciais e beneficentes), movimentos sociais e associações civis, filantropia empresarial e ONGs.
3) Quais são os 1º e 2º setores?
O primeiro setor é composto pelo Estado e o segundo setor pelo privado produtivo (mercado).
4) Qual a função das ONGs?
As ONGs buscam influenciar e democratizar políticas governamentais, para que estas supram da maneira mais extensa possível às necessidades da sociedade e de condições de vida iguais e justas no mundo todo, bem como movimentar a sociedade em que estão inseridas, utilizando-se de suas relações de solidariedade, na busca dessa democratização e influência política.
5) Levando em consideração que estamos em um modo de produção capitalista, com uma orientação neoliberal, que espaço ocupam as ONGs nessa realidade econômica/político/social? Sabemos que com a implantação do capitalismo como modo de produção, vieram várias consequências negativas, entre elas, a desigualdade social. E é nesse aspecto que entram as ONGs com o papel de mobilizar os cidadãos a cobrar dos governos a garantia dos seus direitos constitucionais e a cooperar, cumprindo seus deveres. Objetiva a realização de mediações de caráter educacional, político, assessoria técnica, prestação de serviços e apoio material e logístico para populações-alvo específicas ou para segmentos da sociedade civil.
6)