Surgimentos do Terceiro Setor e das ONGs
2.1 – Surgimentos do Terceiro Setor e das ONGs
Entende – se que o Terceiro Setor é composto de organizações beneficentes criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade a práticas tradicionais de caridade, na qual foi criada por intermédio das santas casas de misericórdias. Neste contexto FERNANDES (1997), afirma que essas instituições surgiram para prestar assistências às pessoas abandonadas nas ruas.
Nesse sentindo as organizações do terceiro setor pode ser uma entidade beneficente que exerce a filantropia como asilos, casas de abrigo, grupos de ajuda, enfim, entidades que contribuem sem encargos aos mais diversos setores da sociedade.
Segundo Cardozo (1997), a importância do Terceiro Setor como meio de uma revolução nos papéis sociais tradicionais, afirma que seu conceito descreve um espaço de participação e experimentação de novos modos de pensar e agir sobre a realidade social. No entanto partindo dessa afirmativa podemos observar que as organizações do terceiro setor contam com a ajuda da sociedade e também contam com uma grande quantidade de mão de obra voluntarias, esses auxílios são fundamentais para suprir a demanda da realidade local.
Através dessas explicações consideramos que as instituições do terceiro setor têm como finalidade atuar em benefícios dos necessitados sem fins lucrativos e prestar assistências para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado. Uns dos fatores primordiais são os profissionais que trabalham nessa área não apenas pela necessidade de uma atividade remunerada, mas também por opção pessoal e profissional, pois atuar em instituições do denominado terceiro setor precisa ter afinidades com a causa valores pessoais compatíveis com o da organização e acima de tudo ética e sensibilidade às questões humanas, essas pessoas devem ser habilitadas e treinadas para lidar com esse público.
O terceiro setor tem um papel