Entrevista Francisco Rezek Direito Constitucional dos Direitos Humanos
- Data do em que foi visto o vídeo:
- Local;
- Título do livro: Direito Constitucional Internacional dos Direitos Humanos.
- Realizador: Francisco Rezek
- Ano de realização: 2012
-Personagens principais;
- Motivação: O debate presidido pelo ex-ministro Francisco Rezek tem como objeto o conteúdo do livro “Direito Constitucional dos Direitos Humanos”, intimamente ligado à presente matéria, razão pela qual motivou-se a sua utilização na medida de eficiência.
2. Desenvolvimento
- Momentos da palestra considerados mais importantes:
A universalidade dos direitos humanos, que é o tratamento pela comunidade global dos temas relativos a direitos humanos, teve como marco inicial a proteção ao trabalhador, a qual era tratada anteriormente tão somente nas legislações internas.
Outro ponto interessante da palestra que achei relevante foi a característica de ambigüidade conceitual dada pelo ex-ministro aos direitos humanos, apoiando-se na ideia de que muitos governos, com a justificativa de resguardar os direitos humanos nas decisões políticas tomadas, acabam muitas vezes por desrespeitá-los. Exemplificou-se com a prisão de Guantánamo, para a qual eram enviados os presos considerados terroristas. Porém,nem as leis de guerra nem nenhuma outra se aplica em tal ilha, deixando os presos ao livre critério das autoridades locais, o que viola, indubitavelmente, os direitos humanos.
Também achei relevante e bastante uma frase de Noberto Bobbio que, opinando pela irrelevância de se cuidar especificamente dos “direitos humanos, afirmou que “Não há direitos extra humanos ou supra humanos”, querendo o autor demonstrar que todos os direitos são, no fim, destinados ao próprio homem.
- Momentos que têm mais ligação com a matéria das aulas
Quando o entrevistado Francisco Rezek fala que a Magna Carta de 1215 tinha como fundamento resguardar a nobreza de abusos reais no campo tributário, não protegendo, por outro lado, os reais direitos elementares.