ONG Sociedade Viva Cazuza
E.E. Prof. Sebastião Villaça
Mayara de Almeida
Nº 32 – 3º A
Sociedade Viva Cazuza
A Sociedade Viva Cazuza é uma ONG brasileira criada pelos pais do cantor Cazuza após sua morte, em 1990. A organização tem como intenção proporcionar uma vida melhor às crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.
Foi fundada em 1990, por Maria Lúcia Araújo, conhecida também por Lucinha Araújo e João Araújo, pais de Cazuza, amigos e médicos que decidiram dar continuidade à sua luta contra o HIV/AIDS.
Entre os anos de 1990 a 1992, a Sociedade trabalhou junto ao Hospital Universitário Graffrée e Guinle, conseguindo aumentar o número de leitos destinados aos pacientes da AIDS, reformou enfermarias e berçário, forneceu remédios, exames e cestas básicas para os portadores do HIV.
A Sociedade Viva Cazuza encera a cooperação com o Hospital Graffrée em 1992, e começa a operar independentemente.
Em 1994, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio Pediátrico do município do Rio de Janeiro, com imóvel cedido pelo governo do estado.
Hoje a Viva Cazuza conta também com um Projeto de Adesão ao Tratamento, atendendo mensalmente 140 pacientes, em tratamento na rede pública do Rio de Janeiro.
Conquistas
Novas crianças: Em 2012 a Viva Cazuza recebeu 9 crianças, das quais 6 eram filhas de usuárias de crack.
Reintegração familiar: Dois adolescentes que completaram a maioridade em 2012 optaram por deixar a instituição, teve-se também 2 reintegrações familiares.
Adoção: 5 crianças foram adotadas, sendo um adolescente.
Saúde: As crianças fazem acompanhamento médico uma vez por semana e sempre que necessário, tendo 100% de adesão ao tratamento.
Educação: 1 terminou o segundo grau profissionalizante na FATEC, 1 está fazendo o segundo grau profissionalizante no SENAC, 1 fez curso de turismo no Instituto Aprender para Viver e estuda na Escola Municipal Artur da Costa e Silva. Os demais em idade escolar