Ondulatória
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz.
Conceito de Onda
A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocará ondas na água, pois houve uma perturbação. Essa onda se propagará para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir na borda. Uma sequência de pulsos formam as ondas. Chamamos de fonte qualquer objeto que possa criar ondas.
A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria!
As ondas podem ser classificadas seguindo três critérios:
Classificação das ondas segundo a sua Natureza
Ondas Mecânicas
As ondas mecânicas se comportam exatamente como os dominós. Uma perturbação em determinado meio material é causada por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Por exemplo:
O efeito causado por uma pedra que é jogada nas águas calmas de um lago;
Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano, e esta perturbação propaga-se até encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruição quando chegam às praias;
Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e esta perturbação propaga-se até nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo;
O movimento de placas tectônicas que se propagam pela superfície terrestre causando os terremotos.
O vácuo não permite a propagação de ondas mecânicas, uma vez que se entende o vácuo como ausência de ar e de matéria (pelo menos nos padrões conhecidos até os dias de hoje).
O som é um dos principais representantes deste grupo de ondas. Pode assim ser considerado por que interfere diretamente na vida de todos os