Ondulatória
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer tipo de onda pode ser estudada.
1. Conceito de Ondas.
A definição de onda é qualquer pulso que se propaga em um meio. Exemplo: uma pedra jogada em uma piscina, provocará ondas na água, pois houve uma perturbação. Essa onda se propagará para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir na borda. Uma sequência de pulsos formam as ondas.
Chamamos de fonte qualquer objeto que possa criar ondas. A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria.
As ondas podem ser classificadas seguindo três critérios.
2. Classificação das ondas segundo a sua natureza.
Essas ondas podem ser divididas em dois tipos: - Ondas mecânicas: são todas as ondas que precisam de um meio material para se desenvolver. Exemplo: ondas sonoras. - Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se desenvolver. Elas também podem se propagar em meios materiais. Exemplo: raio-x, sinais de rádio.
3. Classificação em relação á direção de propagação.
Essas ondas podem ser divididas em três tipos: - Ondas unidimensionais: só se propagam em uma direção. Exemplo: Onda da praia. - Ondas bidimensionais: se propagam em duas direções. Exemplo: Onda provocada na queda de um objeto na superfície na água. - Ondas tridimensionais: se propagam em todas as direções possíveis. Exemplo: Ondas sonoras, luz.
4. Classificação quanto a direção de propagação. Essas ondas podem ser divididas em dois tipos: - Ondas longitudinais: são as ondas onde a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Exemplo: Ondas sonoras (quanto o alto falante vibra no eixo x e as ondas seguem essa mesma direção). - Ondas