ONdas e acustica
Para entender o que são as ondas, vejamos algumas definições:
Pulso- qualquer perturbação (vibração, abalo) que se propaga em um determinado meio.
Fonte – qualquer elemento que origine as ondas provocando a perturbação.
Meio – local onde a onda está se propagando.
As ondas são sucessões periódicas de pulsos. A onda é unicamente energia, pois ela apenas transfere energia da fonte (pedra, peixe, mão) para o meio (água, corda).
Quanto a sua natureza, as ondas podem ser de três tipos:
Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar. Exemplos: ondas no mar (o meio é a água), ondas sonoras ( o meio pode ser ar, água,etc.), ondas em uma corda (o meio é a corda), etc.Todas essas perturbações são causadas em meios materiais.
Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar. Também podem se propagar em meios materiais. A luz é uma onda eletromagnética, pois se propaga no vácuo, no ar, na água, etc. Outros exemplos: micro-ondas, raio-x , ondas de rádio, etc.
Ondas de matéria: são aquelas usadas nos laboratórios e estão associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares.
Tipos de Ondas
Ondas transversais – a direção de propagação é perpendicular à direção de vibração. Exemplos: ondas numa corda, ondas na água, ondas eletromagnéticas, etc.
Ondas longitudinais – a direção de propagação coincide com a direção de oscilação. Exemplos: ondas sonoras, ondas numa mola, etc.
- Frequências, Período, Amplitude
Os sons são representados graficamente por ondas periódicas e estas são caracterizadas por uma frequência, período, amplitude, comprimento de onda e velocidade.
Frequência
A frequência de uma onda sonora é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ciclos (oscilações) durante um período de tempo. Para determinar a frequência, basta calcular:
Frequência = número de oscilações / tempo (intervalo de tempo)
Unidades de medida mais