Ondas Estacionárias
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
CAMPO GRANDE
2013
ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
CAMPO GRANDE
2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio e a perturbação se desloca ou se propaga de uma região para outra do sistema. Quando uma onda se propaga, ela carrega energia. A repeito deste assunto podemos elaborar varias perguntas: quais são as características dessa onda? Como ela se comporta em fios com diferentes comprimentos e espessuras? Qual a relação da frequência de oscilação, o numero de ventres formados por uma onda e a tensão que a corda está submetida?
Este experimento tem por finalidade estudar o comportamento de uma onda estacionária em uma corda e sua ressonância. Como também relacionar a frequência de oscilação de uma corda com a tensão e a espessura da corda.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Além da definicao de ondas descrita no topico anterior, as ondas tambem podem ser caracterizadas por seus meios de propagacao. Existem dois tipos de ondas: as ondas mecanicas e as ondas eletromagneticas. As ondas mecanicas precisam de um meio fisico para se propagar (ex.: ar, agua, uma corda, etc). As ondas eletromagneticas, diferente das ondas mecanicas, nao precisam de um meio fisico, ou seja, podem se propagar no vacuo.
Em uma onda mecanica, a medida que a onda se propaga atraves do meio, as particulas que constituem o meio sofrem deslocamentos de diversas especies, dependendo da natureza da onda. A natureza das ondas mecanicas podem ser de tres tipos: transversal, longitudinal, e tambem, transversal e longitudinal ao mesmo tempo. Neste experimentos, trataremos apenas com as ondas transversais.
Quando temos uma corda com uma extremidade presa sob uma determinada tensao e agitamos ou balancamos a outra extremidade, a agitacao se propaga atraves