Codigo de Ética ACM
ACM Código de Ética e Conduta Profissional
Adoptada pelo Conselho ACM 10/16/92.
Preâmbulo
Conteúdos e orientações
Preâmbulo
Compromisso com a conduta ética profissional é esperado de cada membro (membros votantes, membros associados e membros de estudantes) da Association for ComputingMachinery (ACM).
Este Código, composta de 24 imperativos formulados como declarações de responsabilidade pessoal, identifica os elementos de tal compromisso. Ele contém muitos, mas não todos, os profissionais de questões são susceptíveis de enfrentar. Seção 1 apresenta considerações éticas fundamentais, enquanto a Seção 2aborda considerações adicionais, mais específicos de conduta profissional. As declarações contidas Seção 3 dizem respeito, mais especificamente, para os indivíduos que têm um papel de liderança, seja no trabalho ou na qualidade de voluntário, como com organizações como a ACM. Princípios que envolvem o cumprimento deste Código são apresentados na Seção 4 .
O Código deve ser complementado por um conjunto de orientações, que fornecem explicação para ajudar os membros a lidar com as diversas questões contidas no Código. Espera-se que as orientações serão alteradas com mais freqüência do que o código.
O Código e suas Diretrizes suplementadas se destinam a servir de base para a tomada na condução do trabalho profissional decisão ética. Em segundo lugar, eles podem servir como uma base para julgar o mérito de uma reclamação formal relativos à violação das normas de ética profissional.
Deve-se notar que, embora a computação não é mencionado nos imperativos da Seção 1 , do Código está preocupado com a forma como esses imperativos fundamentais aplicam-se a sua conduta como um profissional de computação. Esses imperativos são expressos de uma forma geral para enfatizar que os princípios éticos que se aplicam a ética de computador são derivados de princípios éticos mais gerais.
Entende-se que algumas palavras e frases em um código de ética estão