Vantagens e desvantagens da aplicação do BSC
Na atual sociedade, marcada por mudanças que implicam em grandes alterações no cenário organizacional, o desempenho já não é passível de medição por métricas financeiras isoladamente, haja vista a necessidade de sistemas, metodologias ou ferramentas que traduzam a missão, visão e valores das organizações em medidas de desempenho que sejam o alicerce da gestão baseada em estratégia e na geração de valor com foco nas pessoas, no conhecimento, nas competências.
Neste panorama, encontra-se o Balanced Scorecard (BSC) a partir da compreensão de que o BSC consiste em um sistema de gestão, uma ferramenta gerencial que traduz a estratégia de uma empresa em objetivos, medidas, metas e iniciativas de fácil entendimento pelos participantes da organização[..][permitindo] capturar, descrever e transformar os ativos intangíveis da organização em valor para os stakeholders (HERRERO FILHO, 2005, p. 26).
Metodologia para elaboração do planejamento estratégico o Balanced Scorecard, é passível de utilização por todos os segmentos e tamanhos de empresa.
De acordo com Niven (2005), a construção do BSC assegura uma grande oportunidade para examinar criticamente a gama de iniciativas que atualmente acontece na organização, traduzindo sua visão e estratégias no equilíbrio coerente das quatro perspectivas que compõem o sistema.
Dentre as vantagens da implantação do BSC, podemos citar a “possibilidade de se observar a organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando de uma forma global o desempenho organizacional” (CARVALHO, documento não paginado, 2009).
Para Tauscheck (2010, documento não paginado), o BSC oferece a oportunidade do estabelecimento de foco no futuro, por meio do acompanhamento estratégico, da análise dos "players" e estabelecimento de objetivos e metas [...].
Outra vantagem apresentada por Para Tauscheck