oNDAS ESTACIONARIAS
Relatório de Experimento
Onda estacionária numa corda
Grupo de trabalho: (autores deste relatório).
Objetivos:
Analisar experimentalmente a relação entre a força de tração na corda e o comprimento da onda estacionária.
Verificar entre a força de tração da corda e a densidade linear.
Materiais:
01 dinamômetro de 1N;
04cordas com diferentes dinamômetros;
01 conjunto em L para onda estacionária;
01 fonte de alimentação 0 a 12V DC –1,5A;
01 hasteregulável suporte para dinamômetro.
01 trena
1. INTRODUÇÃO
Quando se fala em ondas é bem provável que a primeira relação que se faz é com as ondas do mar. Sim, mas existem outras ondas estudadas pela física e que estão no cotidiano, mas não são consideradas. Por exemplo, ao observar um violão sendo tocada, ou o som diferente produzido, quando se afina um instrumento de cordas são fenômenos físicos e são partes do estudo das ondas.
Considere uma corda no qual uma extremidade se encontra fixa num suporte e a outra ligada numa fonte de ondas.Se a fonte produzir ondas com frequência constante, elas sofrerão reflexão na extremidade fixa e, então ocorrerá uma interferência da onda incidente com a refletida.A onda formada terá a forma ora da linha contínua, ora da linha tracejada, formando assim a onda estacionária.
Definimos então ondas estacionárias como sendo aquela obtida pela interferência de duas ondas iguais que se propagam no mesmo meio e em sentidos contrários.
Entende-se por ondas iguais aquelas que possuem mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma velocidade.
2. Fundamentação
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso