Física9ºano
1878 palavras
8 páginas
1. Distinguir grandezas escalares e vetoriais.Grandezas escalares: grandezas físicas como o tempo, por exemplo, 5 segundos, ficam perfeitamente definidas quando são especificados o seu módulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Estas grandezas físicas que são completamente definidas quando são especificados o seu módulo e a sua unidade de medida são denominadas grandezas escalares. Ex: temperatura, área, volume…
Grandezas vetoriais: são grandezas físicas representadas por vetores (segmentos de reta orientados) que para ficarem completamente caraterizadas é necessário referir os seus 4 elementos:
Ponto de aplicação;
Direção;
Sentido;
Intensidade.
2. Compreender o significado da resultante das forças e a sua determinação.
Sistema de forças: é o conjunto das forças que atuam, em simultâneo, sobre um corpo.
Resultante de um sistema de forças: é uma força única cujo efeito é equivalente ao das várias forças aplicadas no corpo.
O vetor que representa a força resultante é a soma dos vetores que representam as várias forças.
Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido.
A força resultante tem o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e sentido das forças componentes e a intensidade é igual à soma das intensidades das forças componentes.
Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e sentidos opostos.
A força resultante é uma força com o mesmo ponto de aplicação e a mesma direção. O sentido é o da componente com maior intensidade e a intensidade é igual à diferença das intensidades das forças componentes
Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação mas com direções diferentes.
A força resultante é uma força que tem o mesmo ponto de aplicação; a direção e o sentido é diferente das componentes e a intensidade é igual à raiz quadrada da soma dos quadrados das intensidades de cada uma das componentes. (Teorema de Pitágoras.)
3. Compreender e reconhecer a