Ondas de radio
Ondas de rádio são um tpo de radiação eletromagnétca com comprimento de onda maior
(e freqüência menor) do que a radiação infravermelha.
Como todas as outras ondas eletromagnétcas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos. Artfcialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.
Usos das ondas de rádio
Radiocomunicações
Embora
se empregue a palavra rádio, as transmissões
de televisão, rádio e telefonia móvel estão incluídas nesta classe de emissões de radiofreqüência. Outros usos são áudio, vídeo, radio navegação, serviço de emergência e transmissão de dados por rádio digital, tanto no âmbito civil como militar. Também são utilizadas por radioamadores.
De modo a receber sinais de rádio, como por exemplo, de estações de rádio AM ou FM, uma antena de rádio deve ser utilizada. No entanto, como a antena irá captar centenas de sinais de rádio ao mesmo tempo, um sintonizador de rádio é necessário para sintonizar em uma freqüência em particular (ou em uma faixa de freqüência).Isso é tipicamente feito através de um ressonador (que, em sua forma mais simples, é um circuito com um capacitor e um indutor). O ressonador é configurado para ressonar em uma freqüência em particular (ou em uma banda de freqüência), de modo a amplificar os sinais de rádio em tal freqüência, e ignorar os demais sinais.
Radar
O radar é um sistema que usa este tipo de ondas eletromagnéticas para medir distâncias, altitudes, direções e velocidades de objetos estáticos ou móveis como aeronaves, barcos, veículos motorizados, formações meteorológicas e o próprio terreno. Baseiase em emitir um sinal de rádio, que quando refletido por um corpo, sabe-se a sua posição exata, entre outras propriedades, através de cálculos