Onca pintada
Definição de Solos
Produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação de seres vivos, da atmosfera e das trocas de energia que daí se manifestam. Constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos (plantas e diversos tipos de animais).
Composição dos Solos
Fase sólida – constituída pelo material parental (rocha), local ou transportado, e material orgânico, originário da decomposição vegetal e animal;
Fase líquida – a água ou a solução do solo (elementos orgânicos e inorgânicos em solução)
Fase gasosa – de composição variável, de acordo com os gases produzidos e consumidos pelas raízes das plantas e dos animais (CO2 e O2)
Propriedades físicas dos solos
Textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, fluxo de água, ar e calor.
Responsáveis pelos mecanismos de atenuação física de poluentes, como filtração e lixiviação, possibilitando ainda condições para que os processos de atenuação química e biológica possam ocorrer.
A capacidade de troca de cátions de um solo depende da quantidade de bases adsorvidas no solo (potássio, cálcio, magnésio, sódio) e também da quantidade de ácidos (alumínio, hidrogênio)
A matéria orgânica (húmus) do solo inclui todos os compostos orgânicos, exceto os materiais não decompostos e os organismos vivos (biomassa)
A matéria orgânica pode ajudar no aquecimento do solo, no suprimento de nutrientes para as plantas, permitir trocas de gases, estabilizar a estrutura e aumentar a permeabilidade.
A salinização dos solos é mais frequente em regiões tropicais de clima quente e seco, com elevadas taxas de evapotranspiração e baixos índices pluviométricos.
A proporção relativa de sódio (Na) em relação a outros cátions (Ca e Mg) compromete a capacidade de infiltração do solo pela dispersão das argilas, provocando o escoamento superficial e a redução na produção da maioria das