Onça pintada.
A onça-pintada é o maior felino a habitar as Américas. Onças-pintadas também são predadores que ocupam os níveis mais altos das cadeias alimentares e são responsáveis por regular os demais níveis tróficos e a correlata abundância das espécies de aves, répteis, mamíferos e demais espécies em suas áreas de ocorrência.
(desenvolvimento)
É o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. Pode medir até 2 metros e 41 centímetros e pesar 158 quilos. As fêmeas são até 25% mais leves do que os machos.
Nive numa área de até 142,1 km². A coloração padrão varia do amarelo-claro ao castanhoclaro, sendo coberta por manchas negras, formando rosetas de tamanhos distintos, com pintas em seu interior. A onça-pintada entra em atividade no começo do anoitecer e durante a noite. Cerca de 85 espécies já foram relatadas em sua dieta. Suas principais espécies são a queixada (Tayassu pecari) e a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris).
As onças-pintadas são encontradas em altitudes entre o nível do mar e 3.800 metros. Solitárias, porém, ocorre interação entre machos e fêmeas durante o período de acasalamento. A gestação varia de 90 a 111 dias, podendo nascer de um a quatro filhotes, sendo a média de dois filhotes por gestação.
GRUPO Mamíferos
ESPÉCIE Panthera onca (Linnaeus, 1758)
NOME VULGAR Onça-pintada, Onça-preta, Onça-canguçu
FATORES DE AMEAÇA Perda/degradação de habitat, caça das espécies-presa BIOMA Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal
ALGUMAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - EE de Maracá² (RR);
- PARNA do Cabo Orange², EE de Maracá-Jipioca², REBIO do Lago Piratuba², PARNA Montanhas do Tumucumaque², FLONA do Amapá² (AP);
- FLONA Jamari², REBIO do Jaru², REBIO do Guaporé² (RO);
- PARNA da Serra dos