On-teorias administrativas
FAETEC-FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA
ORGANIZAÇÕES E NORMAS- ADMINISTRAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS
CAROLINA RÉGIS DOS SANTOS Nº06
TURMA ED131
RIO DE JANEIRO, 2012.
“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”
Augusto Cury
SUMÁRIO
1- Introdução; 2- A influência da Revolução Industrial na administração; 3- O Modelo de administração Japonês e suas características; 4- Proposta Humanista de administração; 5- A administração de Taylor e Fayol; 6- Fontes.
INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir visa responder de maneira abrangente as seguintes perguntas propostas em sala de aula pelo orientador da disciplina; * O que mudou na administração a partir da Revolução Industrial? * Quais são as principais características do modelo japonês da administração? * Quais são as principais características da proposta humanista da administração? * Taylor e Fayol são considerados pais da administração, porém seus estudos tiveram focos diferentes. Comente sobre as ideias de cada um.
A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO Um novo conceito de administração da produção e da vida das comunidades foi progressivamente implantando a partir da Revolução Industrial, acabando com os conceitos medievais e germinando a nova sociedade industrial que se foi desenvolvendo, criando novas ideologias políticas que geraram novos saltos qualitativos até aos tempos contemporâneos, constituindo a base da história do Homem e da sua vivência em comunidade; assim a administração passa a ser voltada para a indústria e para o trabalhador.
O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO JAPONESA E SUAS CARACTERISTICAS A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle