Administração
Faculdade On-line UVB
47
Aula 09
Abordagem Sistêmica: as “Teorias de transição”.
Objetivos da aula:
Analisar os “desafios administrativos”dos anos 50;
• Descrever as limitações dos modelos da Administração consagrados, até então, diante destes desafios;
• Descrever algumas das principais contribuições ao Pensamento Administrativo surgidas neste período;
• Indicar como estas contribuições “prepararam o terreno” para as abordagens sistêmicas contemporâneas..
Introdução: dilemas modernos
Desde os seus primórdios, a Administração se ocupa com a questão de compatibilizar os objetivos das organizações – mais especificamente, das empresas – com os objetivos individuais de seus colaboradores. Esta questão tornou-se aguda a partir do início do século XX, com a rápida expansão das empresas industriais e os desafios impostos pelas enormes mudanças ocorridas na sociedade e na economia: a 1ª Grande Guerra, o “boom” dos anos 20, a Grande Recessão dos anos 30, culminando com a 2ª Guerra Mundial.
Durante este período, ocorreu a evolução da Administração de Empresas: as proposições de Taylor e Fayol no início do século; a sua contestação pelos teóricos da Escola das Relações Humanas, voltando o foco dos processos e da estrutura para as pessoas; finalmente,
Evolução do Pensamento Administrativo - UVB
Faculdade On-line UVB 48 a adoção quase universal do modelo burocrático nas grandes corporações – empresas, governos, escolas, exércitos (principalmente estes) - nos anos da 2ª Grande Guerra.
Ocorria no mundo uma expansão sem precedentes de governos totalitaristas; o nazismo na Alemanha, o fascismo na Itália, o stalinismo, as ditaduras. O mundo estava em guerra; sem contestação, as organizações – inclusive as empresas – adotaram as feições de exércitos.
A partir dos anos 50, iniciaram-se alguns movimentos, que contestavam a predominância absoluta e prepotente do modelo burocrático. As disfunções da burocracia provocavam